A Papua Nova Guiné é um país da Oceania que ocupa a metade da Ilha Nova Guiné.
A única fronteira terrestre que tem é com a Indonésia, a oeste mais tem fronteira marítima com Palau e os Estados Federativos da Micronésia.
Os recursos naturais são:ouro,cobre,prata,gás natural,madeira,óleo,pesca.
A bandeira de Papua Nova Guiné inclui um cruzeiro do sul e uma ave do paraíso.
Nas altas terras de Papua as montanhas fazem barreiras naturais entre grupos diferentes ajudando-os a preservar suas singulares variedades de cultura e línguas. Com 850 idiomas falados em todo o país, Papua-Nova Guiné é a nação em que se falam mais línguas. É também nesta meia-ilha que se concentra parte da listas de idiomas ameaçadas de extinção, que pode reduzir as atuais seis mil linguagens humanas a apenas seiscentas.
A metade ocidental da ilha da Nova Guiné — a segunda maior ilha do mundo — foi dividida em duas áreas: uma de administração britânica e outra de administração alemã em 1885. Assim permaneceu até 1902, quando a parte britânica foi cedida à Austrália, que se tornara independente no ano anterior.
Durante a Primeira Guerra Mundial o território pertencente à Alemanha foi ocupado pela Austrália, que continuou a administrar as duas áreas até a independência em 16 de setembro de 1975.